segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Criadores

Linux Mint

A ascensão meteórica do Linux Mint para o topo das paradas, pode ser atribuída à sua perfeita combinação de usabilidade e funcionalidade.
Ao contrário da maioria das distribuições Linux populares, Mint é a ideia de apenas um homem - Clement Lefebvre. Clement, um francês, estudou Ciências da Computação em Paris e tem um mestrado em TI. Depois de seus estudos, ele trabalhou para diversas empresas e escreveu para linuxforums.org . Ele começou a publicar seus artigos e comentários na sua própria página linuxmint.com, local onde reuniu um monte de ideias enquanto pesquisar e escrever sobre distribuições Linux. Ele inspirou-o a tentar fazer uma das suas próprias distribuição. Como uma base que ele usou Ubuntu, como ele considerou ser mais "user-friendly" do que Debian. No dia 27. Agosto de 2006 ele lançou seu primeiro produto, o Linux Mint 1.0, chamado "Ada" . Esta versão nunca chegou realmente estável, mas a próxima versão, 2.0, com o nome "Barbara", chamou a atenção e rapidamente obteve usuários que começaram a criar uma comunidade Linux Mint. Com o lançamento de "Bea", em dezembro, e "Bianca" em fevereiro, Linux Mint desenvolveu seu próprio estilo e adições ao Ubuntu libera. ainda conseguiu revigorar a comunidade. Não é nenhuma surpresa, então, que ele olha para sua legião de usuários para o conselho.

Kendall Weaver, o homem que mantém a edição LXDE da distro, diz que o sucesso do Mint é baixo para Lefebvre e sua interpretação de que a comunidade quer.

"A maior parte da geração de ideias vem de Clement Lefebvre e sua opinião sobre a contribuição da comunidade. Ele é o líder do projeto e o tomador de decisão preliminar", disse ele.

Lefebvre confirma que o brainstorming ocorre durante todo o ciclo e é feito principalmente pela comunidade. "As pessoas usam o site da comunidade, as plantas Launchpad, os fóruns, ou às vezes eles até mesmo nos enviar e-mail diretamente. Uma maneira ou outra, ideias brilhantes fazem o seu caminho para nós, e eu escrevê-los para o próximo lançamento."
Lefebvre adiciona suas próprias ideias e os recursos que não fez para a versão anterior, bem como dos recursos grandes "que requerem mais tempo de desenvolvimento, tais como o Gerenciador de Software e o Gestor de Upload. "Eu priorizo ideias e tento encontrar a melhor maneira de trazer tantas melhorias quanto possível, assegurando ao mesmo tempo que posso liberar cedo e não comprometer a qualidade", explica ele.
Seus colegas desenvolvedores ecoar a importância da participação da comunidade. Jamie Birse, que mantém a edição KDE, disse: "Eu costumo postar no site do fórum ou comunidade antes de uma liberação para descobrir o que os usuários querem aplicativos do KDE adicionados, removidos ou trocados."
Weaver concorda: "Eu uso os fóruns para obter entrada do usuário em relação a coisas como a seleção de aplicativos, o layout do menu, e queria / recursos necessários".
Clement Lefebvre, que se mudou para a Irlanda e mora lá com sua família, estava interessado em ouvir a comunidade recém-formada, que tem uma voz nos fóruns Linux Mint e um blog em 2007 para comentar informações sobre as notícias. Novas idéias, onde escritas, bugs, onde descobertos, melhorias, então as pessoas começaram a ajudar de muitas maneiras diferentes. aceitou algumas pessoas, a responsabilidade de cuidar da manutenção das diferentes edições, alguns tornaram-se testadores ou moderadores do fórum.
Hoje em dia há uma equipe de desenvolvimento, um pelotão de erro, uma equipe de moderação da comunidade e assim por diante.
    Clement Lefebvre - Fundador, líder do projeto, desenvolvedor e mantenedor do principal, Universal e edições x64
    Don Cosner - gerente de lançamento e testador interna
    Jamie Boo Birse - Mantenedor da edição KDE
    merlwiz79 - Mantenedor da edição Xfce
    Shane Joe Lazar - Mantenedor da edição Fluxbox (para as versões 5 e 6 do Mint)
    Kendall Weaver - mantenedor das edições Fluxbox e LXDE (versão 8)


Mais sobre Clement Lefebvre
O nome de domínio linuxmint.com foi comprado em 2006 por Clement Lefebvre. Clément, um francês, estudou Ciências da Computação em Paris e tem um mestrado em TI. Depois de seus estudos, ele trabalhou para diversas empresas e escreveu para linuxforums.org ( os artigos ainda estão disponíveis ). Ele começou a publicar seus artigos e comentários neste própria nova linuxmint.com local e reuniu um monte de idéias enquanto pesquisar e escrever sobre distribuições Linux. Ele inspirou-o a tentar fazer um dos seus próprios distribuição. Como uma base que ele usou Ubuntu, como ele considerou ser mais user-friendly do que Debian. No dia 27. Agosto de 2006 ele lançou seu primeiro produto, o Linux Mint 1.0, chamado "Ada" .Esta versão nunca chegou realmente estável, mas a próxima versão, 2.0, com o nome "Barbara", chamou a atenção e rapidamente obteve usuários que começaram a criar uma comunidade Linux Mint. Com o lançamento de "Bea", em dezembro, e "Bianca" em fevereiro, Linux Mint desenvolveu seu próprio estilo e adições ao Ubuntu libera.

A comunidade de Clement
Clement Lefebvre, que se mudou para a Irlanda e mora lá com sua família, estava interessado em ouvir a comunidade recém-formada, que tem uma voz nos fóruns Linux Mint e um blog em 2007 para comentar sobre as notícias. Novas idéias, onde escritas, bugs, onde descobertos, manchas propostas, melhorias escrito, então as pessoas começaram a ajudar muitas maneiras diferentes.Aceitou algumas pessoas, a responsabilidade de cuidar da manutenção das diferentes edições, alguns tornaram-se testadores ou moderadores do fórum.
Hoje em dia há uma equipe de desenvolvimento, um pelotão de erro, uma equipe de moderação da comunidade e assim por diante. Wikipédia nomes das seguintes pessoas como sendo parte da equipe de desenvolvimento:
Clement Lefebvre - Fundador, líder do projeto, desenvolvedor e mantenedor do principal, Universal e edições x64Don Cosner - gerente de lançamento e testador internaJamie Boo Birse - Mantenedor da edição KDEmerlwiz79 - Mantenedor da edição XfceShane Joe Lazar - Mantenedor da edição Fluxbox (para as versões 5 e 6 do Mint)Kendall Weaver - mantenedor das edições Fluxbox e LXDE (versão 8)
Em linuxmint.com existe uma página que lista as equipes atuais e seus membros .
Em torno do lançamento do Linux Mint 10 "Julia" (Nov. 2011), um site da comunidade foi publicado.Isto dá aos membros mais possibilidades de interagir com os aspectos técnicos e desenvolvimento de Mint, em oposição ao papel mais social que os fóruns têm.
Erros , novas ideias e traduções podem ser relatados para diferentes páginas Launchpad, e art-trabalho tem obtido seu próprio domínio soblinuxmint-art.org . Código pode ser encontrada emgithub.com .
Linux Mint também tem um podcast, chamado Mintcast-. "O podcast pela comunidade Linux Mint para todos os usuários de Linux"
No episódio 54 , a equipe MintCast tinha uma entrevista (a partir de 14:50 min. ), com Jamie Boo Birse, o KDE edição mantenedor viver na Austrália.Esta entrevista proporciona uma excelente vista sobre a forma como algumas pessoas contribuem para o Linux Mint.


O financeiro
Linux Mint recebe o seu dinheiro com publicidade em seus sites, doações, parcerias e patrocínios.
Em uma entrevista de 2008 com distrowatch.com , Clement Lefebvre disse que Mint dificilmente faz qualquer dinheiro de clientes de apoio, como ele quer se concentrar no desenvolvimento do Linux Mint. Ele fez no entanto mencionar uma empresa criada por ele e idéias sobre planos para o futuro em outra entrevista a partir de 2008 linuxmintusers.de , mas parece ser mais claro sobre a sua política de deixar o desenvolvimento vir antes de apoio nesta entrevista a partir de Junho de 2009, relativa tech-no- media.com .
Assim, os meios mencionados acima de obtenção de dinheiro são importantes. Doações podem ser feitas nesta página , e são publicadas no blog. De acordo com um blogpost , que recebeu US $ 7632.31 de doações, e $ 1.542,78 a partir de patrocinadores no mês de novembro de 2011. Isto provocou o seguinte comentário no post:
"As doações que recebemos este mês foram simplesmente incrível. Este é um ponto mais alto desde a criação do projeto e com o apoio que temos recebido da comunidade durante este lançamento tem sido fantástica. Os números falam por si, $ 9.175 no total, 335 pessoas que oferecem ajuda através de doações, 150 patrocinadores, e esta é apenas a ponta visível do iceberg, o apoio financeiro tangível! Também estamos recebendo correções, sugestões, idéias, correções de erros e ajuda de muitas outras maneiras. O IRC e fóruns estão crescendo com as pessoas ajudando uns aos outros. Há muito para se orgulhar quando você faz parte de uma tal comunidade. Muito obrigado por seu apoio e para todo mundo lá fora na comunidade que ajudam a tornar o Linux Mint melhor ".
A lista de patrocinadores pode ser encontrada aqui, e parceiros e fornecedores estão listadas aqui . A maioria dos parceiros são importantes para a sua oferta de web-hosting, servidores dedicados e largura de banda.
Desde 2009 Clement Lefebvre poderia dar ao luxo de trabalhar em tempo integral no Linux Mint. De acordo com as suas próprias palavras, cerca de 10% deste período de tempo vai para a codificação propriamente dita.
Em janeiro de 2012 Linux Mint anunciou uma parceria com Azul Sistemas , que incluiu uma cooperação com Netrunner , uma distribuição KDE / GNU Linux. Isto permitiu Linux Mint para atrair um segundo desenvolvedor em tempo integral para todo o ano de 2012.

Daqui para frente
Embora seja muito difícil de medir, se não impossível, parece claro que o Linux Mint está crescendo rapidamente em número de usuários no momento. Linux Mint é provavelmente no top 3 dos sabores mais utilizados do Linux e parece mais vital do que nunca. Isto significa que alguma forma de reorganização pode ser necessária.
Em uma entrevista longa e recomendável com MintCast em janeiro de 2011, Clement Lefebvre expressa (cerca de 1h02 min). No episódio suas preocupações sobre ter "muitos usuários" para o número de desenvolvedores trabalhando no Linux Mint. Este número de usuários certamente tem aumentado consideravelmente desde então, mas com o sucesso atual, as possibilidades de financiamento e outros tipos de ajuda deve ter aumentado também.


Fontes Bibliográficas:






MintCast »Episódio 50: Entrevista com Clem Lefebvre 

MintCast »Episódio 54: Jamie Entrevista 
 
http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_Mint
 
http://news.softpedia.com/news/Interview-Clement-Lefebvre-Linux-Mint-52754.shtml 




Nenhum comentário:

Postar um comentário