segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Versões

Linux Mint

Versões do Mint

 Linux Mint é um sistema operacional baseado nas distribuições Ubuntu e Debian, que fornece versões com os principais desktops atuais (Cinnamon, MATE, KDE e Xfce). Essa distribuição oferece um desktop elegante e confortável, além de poderoso e fácil de usar.
 O sistema aproveita muito bem a base de pacotes do Ubuntu (sistema de pesquisa universal da Linux) e Debian (SO também universal), também possui suas ferramentas originais. Possui também um design agradável e simples, o que o torna mais "suave" e facilita o uso do mesmo.


 Abaixo você confere uma tabela com as diferentes versões já liberadas pelos desenvolvedores da distro:

Linux Mint Ada
 Linux mint ada foi lançada em 27 de agosto de 2006, essa é a primeira versão da familia mint, ada não teve um grande alcanço, por isso nunca teve uma versão estavel. Ada foi substituida pela versão Barbara. Como Ada foi uma versão não estavel, não se encontra muitas informações sobre ele

Linux Mint Barbara
 O Linux Mint 2.0 foi lançado em 3 de novembro de 2006, com o nome de “Barbara”, essa versão conquistou o seu espaço na comunidade Linux devido a sua qualidade. “Barbara” é baseada no Ubuntu 6.10 ou seja utilizando todos os seus repositórios e códigos bases.
Imagem abaixo um pouco sobre essa versão:



Linux Mint Bea
 No Linux Mint 2.1, começamos a compreender o fato de que o transporte Ubuntu branding é um problema. Não há nenhuma idéia adequada do que ele deve ser parecido, mas Ubuntu marca é removida um pouco.
 Esta versão também é o primeiro a se concentrar na facilidade de uso e conforto.  Acrescenta-rápido acesso ao terminal e lugares comuns, a capacidade de apagar arquivos sem enviá-los para o lixo etc. e introduz novas ferramentas como mintWifi (que trabalhou lado a lado com ndiswrapper e ndisgtk para facilitar a instalação de dispositivos Wi-Fi usando os Drivers do Windows. Este foi um enorme problema na época) e MintDesktop (que tornou mais fácil para configurar alguns aspectos do GNOME).
 Foi lançada em 20 Dezembro 2006 e perdeu seu uso em Abril de 2008


 Linux Mint Bianca, Cassandra e Celena
 A versão Bianca lançada em 20 de fevereiro de 2007, conhecida como 2.2 não ouve em si um grande destaque, assim como a versão Cassandra e Celena conhecidas como 3.0 e 3.1, lançadas em 30 de maio de 2007 e 24 de setembro de 2007.

Linux Mint Daryna
 Este é o Linux Mint 4.0, codinome Daryna, com base em Celena e compatível com o Ubuntu Gutsy e seus repositórios.
 Daryna está usando a base de Gutsy pacote (kernel 2.6.22, o Gnome 2.20, OpenOffice 2.3, Thunderbird 2.0 ... etc).
 Uma coisa nova implementada foi que com mintUpdate agora você pode obter atualizações automáticas sem comprometer a estabilidade do seu sistema. As atualizações são atribuído um nível de segurança que indica como eles são seguros para você aplicar. MintUpdate também traz-lhe mais informações sobre as atualizações e os riscos envolvidos na sua aplicação.
 Entre outras coisas.

Linux Mint Elyssa
 Esta versão foi lançada 08 de junho de 2008 conhecida como a versão 5.0, Em Daryna, mintInstall e o Portal Software tornou fácil de instalar aplicativos. Em Elyssa mintMenu está tornando mais fácil para removê-los. Você não precisa abrir sináptica ou para lançar um terminal mais, se você quiser desinstalar um aplicativo, basta clicar com o botão direito sobre ele no menu e selecione "Desinstalar".
 Ouve outras mudanças importantes nessa versão, mas não iremos detalhas por completo.

Linux Mint Felicia
 Lançado 15 de dezembro de 2008 conhecida como 6.0
Baseado no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex, Linux 2.6.27, GNOME 2.24 e Xorg 7.4, Linux Mint 6 "Felicia" vem com uma nova marca "Gerenciador de Software", suporte FTP em mintUpload, suporte a proxy e histórico de atualizações em mintUpdate, navegação por abas no Nautilus e um monte de outras melhorias.

Lunix Mint Gloria
 Versão lançada 26 de maio de 2009 conhecida como 7.0
 Baseado no Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope, Linux 2.6.28, GNOME 2.26 e Xorg 7.4, Linux Mint 7 "Gloria" apresenta uma série de melhorias e o software mais recente do mundo Open Source. (para a época uma grande mudança, um grande avanço na tecnologia).

Linux Mint Helena
 Versão lançada 29 de novembro de 2009 conhecida como 8.0
 Baseado no Ubuntu 9.10 Karmic Koala, Linux 2.6.31, GNOME 2.28 e Xorg 7.4, Linux Mint 8 "Helena" apresenta uma série de melhorias e o software mais recente do mundo Open Source.
 Melhorias em destaque nesta versão: instalação OEM, possibilidade de ignorar as atualizações, lugares de menu configuráveis, seleção múltipla no Gerenciador de Software, nova bandeja do sistema Arquivo Uploader com suporte para arrastar e soltar e mutiple arquivos uploads.

Linux Mint Isadora e Julia
 Versão Isadora lançada em 18 de maio de 2010 conhecida como 9.0 e a Versão Julia lançada em 12 de novembro de 2010 conhecida como versão 10.0, não há muitas informações sobre essas versões, sabe apenas que elas foram e ainda são muito importante para a história da família Mint.

Linux Mint Katya
 Versão lançada em 26 de maio de 2011, conhecida como 11.0.
 Linux Mint 11 é baseado no Ubuntu 11.04 e vem com o Kernel 2.6.38. Ao contrário do Ubuntu 11.04  Natty Narwhal quem vem com o tão “polémico” Unity, o Linux Mint 11 traz o tradicional ambiente gráfico Gnome na versão 2.32.
 NOVIDADES PRINCIPAIS DO LINUX MINT 11
 One click para instalação de codecs e outras aplicações extra, Software, Manager, Melhorias significativas a nível de interface, Novo splash Screen, Categoria para fontes, Informações mais completas sobre os pacotes, Melhor pesquisa de pacotes entre outras coisas.

Linux Mint Lisa
 Versão lançada em 26 de novembro de 2011 conhecida como 12.0
 Linux Mint 12 é baseado no Ubuntu 11.10 e traz como gestor de janelas o GNOME 3.2 (ao contrário do Ubuntu 11.10) em conjunto com o MGSE (“Mint Gnome Shell Extensions” – uma camada que corre em cima do Gnome 3, e que permite usar este ambiente de trabalho de uma forma “tradicional”)

Linux Mint Maya e Nadia
 Versão Maya lançada em 23 de maio de 2012 conhecida como 13.0 e a versão Nadia lançada em 20 de setembro de 2012 conhecida como versão 14.0, não há informações sobre essas versões.

Linux Mint Olivia
 Versão lançada em 29 de maio de 2016, conhecida como 15.0
 O Linux Mint 15 "Olivia" possui 6 edições (cada uma com uma versão 32 bits e 64, totalizando 12).
 Esse SO ficou diponível oficialmente  para downloads no dia 29/05/2013, disponível nas edições MATE e Cinnamon.
 "O Mint 15 traz uma nova ferramenta que permite gerenciar os repositórios de software do sistema, chamado MintSources. Ele irá substituir o antigo fontes de Software (software-propreties-gtk). o MintSouces permite que você selecione os espelhos utilizados para o software de fontes, ele tem uma ferramenta de teste de velocidade que permite que o usuário selecione o servidor mais rápido. Com ele é possível ativar componentes opcionais, como backports ou pacotes instáveis e habilitar os repositórios de código fonte.

Linux Mint Petra
 Versão lançada em 30 de setembro de 2013 conhecida como 16.0, não há informações dessa versão disponíveis.

Linux Mint 17
 Linux Mint 17 é uma versão de suporte de longo prazo que serão apoiados até 2019. Ele vem com software atualizado e traz aperfeiçoamentos e muitos novos recursos para tornar a sua experiência de desktop mais confortável de usar.
 A versão anterior do Linux Mint usado KDE 4,11.Nesta versão, o KDE está atualizado para a versão 4.13.

Linux Mint 18 (Sarah)
 Lançamento : 09/16
 O que há de novo no Mint 18
 Mint 18.x está bem posicionada para continuar a impulsionar a popularidade do Mint. É uma versão sólida com algumas mudanças grandes, a maioria dos quais não fará com que o usuário médio quaisquer problemas. Ambos Canela e MATE olhar e se comportam mais ou menos como sempre o fizeram com uma série de melhorias incrementais.
 Mint 18 tem um monte de novidades sob o capô, a maioria dos quais o usuário médio ambiente de trabalho pode ignorar com segurança. No entanto, há uma mudança que vai significar uma etapa de instalação extra para muitos usuários. Mint 18 é o primeiro lançamento de hortelã para enviar sem codecs e plugins patenteados. A mudança é resultado de questões legais e de direitos autorais em alguns países, especialmente os Estados Unidos.
 Para ajudar com a instalação há um novo aplicativo GUI dedicada à instalação de codecs multimídia. É proeminentemente listados no instalador, e se você não optar por ele, em seguida, há um item no menu iniciar em ambos Canela e MATE. Isso torna o processo bastante óbvio para os novos usuários, embora a instalação está longe de ser tão simples como ter apenas trabalhar desde o início.
 Essas são algumas informações do Linux Mint 18, a versão mais atual.




Fontes Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário