segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Criadores

Linux Mint

A ascensão meteórica do Linux Mint para o topo das paradas, pode ser atribuída à sua perfeita combinação de usabilidade e funcionalidade.
Ao contrário da maioria das distribuições Linux populares, Mint é a ideia de apenas um homem - Clement Lefebvre. Clement, um francês, estudou Ciências da Computação em Paris e tem um mestrado em TI. Depois de seus estudos, ele trabalhou para diversas empresas e escreveu para linuxforums.org . Ele começou a publicar seus artigos e comentários na sua própria página linuxmint.com, local onde reuniu um monte de ideias enquanto pesquisar e escrever sobre distribuições Linux. Ele inspirou-o a tentar fazer uma das suas próprias distribuição. Como uma base que ele usou Ubuntu, como ele considerou ser mais "user-friendly" do que Debian. No dia 27. Agosto de 2006 ele lançou seu primeiro produto, o Linux Mint 1.0, chamado "Ada" . Esta versão nunca chegou realmente estável, mas a próxima versão, 2.0, com o nome "Barbara", chamou a atenção e rapidamente obteve usuários que começaram a criar uma comunidade Linux Mint. Com o lançamento de "Bea", em dezembro, e "Bianca" em fevereiro, Linux Mint desenvolveu seu próprio estilo e adições ao Ubuntu libera. ainda conseguiu revigorar a comunidade. Não é nenhuma surpresa, então, que ele olha para sua legião de usuários para o conselho.

Kendall Weaver, o homem que mantém a edição LXDE da distro, diz que o sucesso do Mint é baixo para Lefebvre e sua interpretação de que a comunidade quer.

"A maior parte da geração de ideias vem de Clement Lefebvre e sua opinião sobre a contribuição da comunidade. Ele é o líder do projeto e o tomador de decisão preliminar", disse ele.

Lefebvre confirma que o brainstorming ocorre durante todo o ciclo e é feito principalmente pela comunidade. "As pessoas usam o site da comunidade, as plantas Launchpad, os fóruns, ou às vezes eles até mesmo nos enviar e-mail diretamente. Uma maneira ou outra, ideias brilhantes fazem o seu caminho para nós, e eu escrevê-los para o próximo lançamento."
Lefebvre adiciona suas próprias ideias e os recursos que não fez para a versão anterior, bem como dos recursos grandes "que requerem mais tempo de desenvolvimento, tais como o Gerenciador de Software e o Gestor de Upload. "Eu priorizo ideias e tento encontrar a melhor maneira de trazer tantas melhorias quanto possível, assegurando ao mesmo tempo que posso liberar cedo e não comprometer a qualidade", explica ele.
Seus colegas desenvolvedores ecoar a importância da participação da comunidade. Jamie Birse, que mantém a edição KDE, disse: "Eu costumo postar no site do fórum ou comunidade antes de uma liberação para descobrir o que os usuários querem aplicativos do KDE adicionados, removidos ou trocados."
Weaver concorda: "Eu uso os fóruns para obter entrada do usuário em relação a coisas como a seleção de aplicativos, o layout do menu, e queria / recursos necessários".
Clement Lefebvre, que se mudou para a Irlanda e mora lá com sua família, estava interessado em ouvir a comunidade recém-formada, que tem uma voz nos fóruns Linux Mint e um blog em 2007 para comentar informações sobre as notícias. Novas idéias, onde escritas, bugs, onde descobertos, melhorias, então as pessoas começaram a ajudar de muitas maneiras diferentes. aceitou algumas pessoas, a responsabilidade de cuidar da manutenção das diferentes edições, alguns tornaram-se testadores ou moderadores do fórum.
Hoje em dia há uma equipe de desenvolvimento, um pelotão de erro, uma equipe de moderação da comunidade e assim por diante.
    Clement Lefebvre - Fundador, líder do projeto, desenvolvedor e mantenedor do principal, Universal e edições x64
    Don Cosner - gerente de lançamento e testador interna
    Jamie Boo Birse - Mantenedor da edição KDE
    merlwiz79 - Mantenedor da edição Xfce
    Shane Joe Lazar - Mantenedor da edição Fluxbox (para as versões 5 e 6 do Mint)
    Kendall Weaver - mantenedor das edições Fluxbox e LXDE (versão 8)


Mais sobre Clement Lefebvre
O nome de domínio linuxmint.com foi comprado em 2006 por Clement Lefebvre. Clément, um francês, estudou Ciências da Computação em Paris e tem um mestrado em TI. Depois de seus estudos, ele trabalhou para diversas empresas e escreveu para linuxforums.org ( os artigos ainda estão disponíveis ). Ele começou a publicar seus artigos e comentários neste própria nova linuxmint.com local e reuniu um monte de idéias enquanto pesquisar e escrever sobre distribuições Linux. Ele inspirou-o a tentar fazer um dos seus próprios distribuição. Como uma base que ele usou Ubuntu, como ele considerou ser mais user-friendly do que Debian. No dia 27. Agosto de 2006 ele lançou seu primeiro produto, o Linux Mint 1.0, chamado "Ada" .Esta versão nunca chegou realmente estável, mas a próxima versão, 2.0, com o nome "Barbara", chamou a atenção e rapidamente obteve usuários que começaram a criar uma comunidade Linux Mint. Com o lançamento de "Bea", em dezembro, e "Bianca" em fevereiro, Linux Mint desenvolveu seu próprio estilo e adições ao Ubuntu libera.

A comunidade de Clement
Clement Lefebvre, que se mudou para a Irlanda e mora lá com sua família, estava interessado em ouvir a comunidade recém-formada, que tem uma voz nos fóruns Linux Mint e um blog em 2007 para comentar sobre as notícias. Novas idéias, onde escritas, bugs, onde descobertos, manchas propostas, melhorias escrito, então as pessoas começaram a ajudar muitas maneiras diferentes.Aceitou algumas pessoas, a responsabilidade de cuidar da manutenção das diferentes edições, alguns tornaram-se testadores ou moderadores do fórum.
Hoje em dia há uma equipe de desenvolvimento, um pelotão de erro, uma equipe de moderação da comunidade e assim por diante. Wikipédia nomes das seguintes pessoas como sendo parte da equipe de desenvolvimento:
Clement Lefebvre - Fundador, líder do projeto, desenvolvedor e mantenedor do principal, Universal e edições x64Don Cosner - gerente de lançamento e testador internaJamie Boo Birse - Mantenedor da edição KDEmerlwiz79 - Mantenedor da edição XfceShane Joe Lazar - Mantenedor da edição Fluxbox (para as versões 5 e 6 do Mint)Kendall Weaver - mantenedor das edições Fluxbox e LXDE (versão 8)
Em linuxmint.com existe uma página que lista as equipes atuais e seus membros .
Em torno do lançamento do Linux Mint 10 "Julia" (Nov. 2011), um site da comunidade foi publicado.Isto dá aos membros mais possibilidades de interagir com os aspectos técnicos e desenvolvimento de Mint, em oposição ao papel mais social que os fóruns têm.
Erros , novas ideias e traduções podem ser relatados para diferentes páginas Launchpad, e art-trabalho tem obtido seu próprio domínio soblinuxmint-art.org . Código pode ser encontrada emgithub.com .
Linux Mint também tem um podcast, chamado Mintcast-. "O podcast pela comunidade Linux Mint para todos os usuários de Linux"
No episódio 54 , a equipe MintCast tinha uma entrevista (a partir de 14:50 min. ), com Jamie Boo Birse, o KDE edição mantenedor viver na Austrália.Esta entrevista proporciona uma excelente vista sobre a forma como algumas pessoas contribuem para o Linux Mint.


O financeiro
Linux Mint recebe o seu dinheiro com publicidade em seus sites, doações, parcerias e patrocínios.
Em uma entrevista de 2008 com distrowatch.com , Clement Lefebvre disse que Mint dificilmente faz qualquer dinheiro de clientes de apoio, como ele quer se concentrar no desenvolvimento do Linux Mint. Ele fez no entanto mencionar uma empresa criada por ele e idéias sobre planos para o futuro em outra entrevista a partir de 2008 linuxmintusers.de , mas parece ser mais claro sobre a sua política de deixar o desenvolvimento vir antes de apoio nesta entrevista a partir de Junho de 2009, relativa tech-no- media.com .
Assim, os meios mencionados acima de obtenção de dinheiro são importantes. Doações podem ser feitas nesta página , e são publicadas no blog. De acordo com um blogpost , que recebeu US $ 7632.31 de doações, e $ 1.542,78 a partir de patrocinadores no mês de novembro de 2011. Isto provocou o seguinte comentário no post:
"As doações que recebemos este mês foram simplesmente incrível. Este é um ponto mais alto desde a criação do projeto e com o apoio que temos recebido da comunidade durante este lançamento tem sido fantástica. Os números falam por si, $ 9.175 no total, 335 pessoas que oferecem ajuda através de doações, 150 patrocinadores, e esta é apenas a ponta visível do iceberg, o apoio financeiro tangível! Também estamos recebendo correções, sugestões, idéias, correções de erros e ajuda de muitas outras maneiras. O IRC e fóruns estão crescendo com as pessoas ajudando uns aos outros. Há muito para se orgulhar quando você faz parte de uma tal comunidade. Muito obrigado por seu apoio e para todo mundo lá fora na comunidade que ajudam a tornar o Linux Mint melhor ".
A lista de patrocinadores pode ser encontrada aqui, e parceiros e fornecedores estão listadas aqui . A maioria dos parceiros são importantes para a sua oferta de web-hosting, servidores dedicados e largura de banda.
Desde 2009 Clement Lefebvre poderia dar ao luxo de trabalhar em tempo integral no Linux Mint. De acordo com as suas próprias palavras, cerca de 10% deste período de tempo vai para a codificação propriamente dita.
Em janeiro de 2012 Linux Mint anunciou uma parceria com Azul Sistemas , que incluiu uma cooperação com Netrunner , uma distribuição KDE / GNU Linux. Isto permitiu Linux Mint para atrair um segundo desenvolvedor em tempo integral para todo o ano de 2012.

Daqui para frente
Embora seja muito difícil de medir, se não impossível, parece claro que o Linux Mint está crescendo rapidamente em número de usuários no momento. Linux Mint é provavelmente no top 3 dos sabores mais utilizados do Linux e parece mais vital do que nunca. Isto significa que alguma forma de reorganização pode ser necessária.
Em uma entrevista longa e recomendável com MintCast em janeiro de 2011, Clement Lefebvre expressa (cerca de 1h02 min). No episódio suas preocupações sobre ter "muitos usuários" para o número de desenvolvedores trabalhando no Linux Mint. Este número de usuários certamente tem aumentado consideravelmente desde então, mas com o sucesso atual, as possibilidades de financiamento e outros tipos de ajuda deve ter aumentado também.


Fontes Bibliográficas:






MintCast »Episódio 50: Entrevista com Clem Lefebvre 

MintCast »Episódio 54: Jamie Entrevista 
 
http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_Mint
 
http://news.softpedia.com/news/Interview-Clement-Lefebvre-Linux-Mint-52754.shtml 




Versões

Linux Mint

Versões do Mint

 Linux Mint é um sistema operacional baseado nas distribuições Ubuntu e Debian, que fornece versões com os principais desktops atuais (Cinnamon, MATE, KDE e Xfce). Essa distribuição oferece um desktop elegante e confortável, além de poderoso e fácil de usar.
 O sistema aproveita muito bem a base de pacotes do Ubuntu (sistema de pesquisa universal da Linux) e Debian (SO também universal), também possui suas ferramentas originais. Possui também um design agradável e simples, o que o torna mais "suave" e facilita o uso do mesmo.


 Abaixo você confere uma tabela com as diferentes versões já liberadas pelos desenvolvedores da distro:

Linux Mint Ada
 Linux mint ada foi lançada em 27 de agosto de 2006, essa é a primeira versão da familia mint, ada não teve um grande alcanço, por isso nunca teve uma versão estavel. Ada foi substituida pela versão Barbara. Como Ada foi uma versão não estavel, não se encontra muitas informações sobre ele

Linux Mint Barbara
 O Linux Mint 2.0 foi lançado em 3 de novembro de 2006, com o nome de “Barbara”, essa versão conquistou o seu espaço na comunidade Linux devido a sua qualidade. “Barbara” é baseada no Ubuntu 6.10 ou seja utilizando todos os seus repositórios e códigos bases.
Imagem abaixo um pouco sobre essa versão:



Linux Mint Bea
 No Linux Mint 2.1, começamos a compreender o fato de que o transporte Ubuntu branding é um problema. Não há nenhuma idéia adequada do que ele deve ser parecido, mas Ubuntu marca é removida um pouco.
 Esta versão também é o primeiro a se concentrar na facilidade de uso e conforto.  Acrescenta-rápido acesso ao terminal e lugares comuns, a capacidade de apagar arquivos sem enviá-los para o lixo etc. e introduz novas ferramentas como mintWifi (que trabalhou lado a lado com ndiswrapper e ndisgtk para facilitar a instalação de dispositivos Wi-Fi usando os Drivers do Windows. Este foi um enorme problema na época) e MintDesktop (que tornou mais fácil para configurar alguns aspectos do GNOME).
 Foi lançada em 20 Dezembro 2006 e perdeu seu uso em Abril de 2008


 Linux Mint Bianca, Cassandra e Celena
 A versão Bianca lançada em 20 de fevereiro de 2007, conhecida como 2.2 não ouve em si um grande destaque, assim como a versão Cassandra e Celena conhecidas como 3.0 e 3.1, lançadas em 30 de maio de 2007 e 24 de setembro de 2007.

Linux Mint Daryna
 Este é o Linux Mint 4.0, codinome Daryna, com base em Celena e compatível com o Ubuntu Gutsy e seus repositórios.
 Daryna está usando a base de Gutsy pacote (kernel 2.6.22, o Gnome 2.20, OpenOffice 2.3, Thunderbird 2.0 ... etc).
 Uma coisa nova implementada foi que com mintUpdate agora você pode obter atualizações automáticas sem comprometer a estabilidade do seu sistema. As atualizações são atribuído um nível de segurança que indica como eles são seguros para você aplicar. MintUpdate também traz-lhe mais informações sobre as atualizações e os riscos envolvidos na sua aplicação.
 Entre outras coisas.

Linux Mint Elyssa
 Esta versão foi lançada 08 de junho de 2008 conhecida como a versão 5.0, Em Daryna, mintInstall e o Portal Software tornou fácil de instalar aplicativos. Em Elyssa mintMenu está tornando mais fácil para removê-los. Você não precisa abrir sináptica ou para lançar um terminal mais, se você quiser desinstalar um aplicativo, basta clicar com o botão direito sobre ele no menu e selecione "Desinstalar".
 Ouve outras mudanças importantes nessa versão, mas não iremos detalhas por completo.

Linux Mint Felicia
 Lançado 15 de dezembro de 2008 conhecida como 6.0
Baseado no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex, Linux 2.6.27, GNOME 2.24 e Xorg 7.4, Linux Mint 6 "Felicia" vem com uma nova marca "Gerenciador de Software", suporte FTP em mintUpload, suporte a proxy e histórico de atualizações em mintUpdate, navegação por abas no Nautilus e um monte de outras melhorias.

Lunix Mint Gloria
 Versão lançada 26 de maio de 2009 conhecida como 7.0
 Baseado no Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope, Linux 2.6.28, GNOME 2.26 e Xorg 7.4, Linux Mint 7 "Gloria" apresenta uma série de melhorias e o software mais recente do mundo Open Source. (para a época uma grande mudança, um grande avanço na tecnologia).

Linux Mint Helena
 Versão lançada 29 de novembro de 2009 conhecida como 8.0
 Baseado no Ubuntu 9.10 Karmic Koala, Linux 2.6.31, GNOME 2.28 e Xorg 7.4, Linux Mint 8 "Helena" apresenta uma série de melhorias e o software mais recente do mundo Open Source.
 Melhorias em destaque nesta versão: instalação OEM, possibilidade de ignorar as atualizações, lugares de menu configuráveis, seleção múltipla no Gerenciador de Software, nova bandeja do sistema Arquivo Uploader com suporte para arrastar e soltar e mutiple arquivos uploads.

Linux Mint Isadora e Julia
 Versão Isadora lançada em 18 de maio de 2010 conhecida como 9.0 e a Versão Julia lançada em 12 de novembro de 2010 conhecida como versão 10.0, não há muitas informações sobre essas versões, sabe apenas que elas foram e ainda são muito importante para a história da família Mint.

Linux Mint Katya
 Versão lançada em 26 de maio de 2011, conhecida como 11.0.
 Linux Mint 11 é baseado no Ubuntu 11.04 e vem com o Kernel 2.6.38. Ao contrário do Ubuntu 11.04  Natty Narwhal quem vem com o tão “polémico” Unity, o Linux Mint 11 traz o tradicional ambiente gráfico Gnome na versão 2.32.
 NOVIDADES PRINCIPAIS DO LINUX MINT 11
 One click para instalação de codecs e outras aplicações extra, Software, Manager, Melhorias significativas a nível de interface, Novo splash Screen, Categoria para fontes, Informações mais completas sobre os pacotes, Melhor pesquisa de pacotes entre outras coisas.

Linux Mint Lisa
 Versão lançada em 26 de novembro de 2011 conhecida como 12.0
 Linux Mint 12 é baseado no Ubuntu 11.10 e traz como gestor de janelas o GNOME 3.2 (ao contrário do Ubuntu 11.10) em conjunto com o MGSE (“Mint Gnome Shell Extensions” – uma camada que corre em cima do Gnome 3, e que permite usar este ambiente de trabalho de uma forma “tradicional”)

Linux Mint Maya e Nadia
 Versão Maya lançada em 23 de maio de 2012 conhecida como 13.0 e a versão Nadia lançada em 20 de setembro de 2012 conhecida como versão 14.0, não há informações sobre essas versões.

Linux Mint Olivia
 Versão lançada em 29 de maio de 2016, conhecida como 15.0
 O Linux Mint 15 "Olivia" possui 6 edições (cada uma com uma versão 32 bits e 64, totalizando 12).
 Esse SO ficou diponível oficialmente  para downloads no dia 29/05/2013, disponível nas edições MATE e Cinnamon.
 "O Mint 15 traz uma nova ferramenta que permite gerenciar os repositórios de software do sistema, chamado MintSources. Ele irá substituir o antigo fontes de Software (software-propreties-gtk). o MintSouces permite que você selecione os espelhos utilizados para o software de fontes, ele tem uma ferramenta de teste de velocidade que permite que o usuário selecione o servidor mais rápido. Com ele é possível ativar componentes opcionais, como backports ou pacotes instáveis e habilitar os repositórios de código fonte.

Linux Mint Petra
 Versão lançada em 30 de setembro de 2013 conhecida como 16.0, não há informações dessa versão disponíveis.

Linux Mint 17
 Linux Mint 17 é uma versão de suporte de longo prazo que serão apoiados até 2019. Ele vem com software atualizado e traz aperfeiçoamentos e muitos novos recursos para tornar a sua experiência de desktop mais confortável de usar.
 A versão anterior do Linux Mint usado KDE 4,11.Nesta versão, o KDE está atualizado para a versão 4.13.

Linux Mint 18 (Sarah)
 Lançamento : 09/16
 O que há de novo no Mint 18
 Mint 18.x está bem posicionada para continuar a impulsionar a popularidade do Mint. É uma versão sólida com algumas mudanças grandes, a maioria dos quais não fará com que o usuário médio quaisquer problemas. Ambos Canela e MATE olhar e se comportam mais ou menos como sempre o fizeram com uma série de melhorias incrementais.
 Mint 18 tem um monte de novidades sob o capô, a maioria dos quais o usuário médio ambiente de trabalho pode ignorar com segurança. No entanto, há uma mudança que vai significar uma etapa de instalação extra para muitos usuários. Mint 18 é o primeiro lançamento de hortelã para enviar sem codecs e plugins patenteados. A mudança é resultado de questões legais e de direitos autorais em alguns países, especialmente os Estados Unidos.
 Para ajudar com a instalação há um novo aplicativo GUI dedicada à instalação de codecs multimídia. É proeminentemente listados no instalador, e se você não optar por ele, em seguida, há um item no menu iniciar em ambos Canela e MATE. Isso torna o processo bastante óbvio para os novos usuários, embora a instalação está longe de ser tão simples como ter apenas trabalhar desde o início.
 Essas são algumas informações do Linux Mint 18, a versão mais atual.




Fontes Bibliográficas:

domingo, 18 de setembro de 2016

Linux-Mint

Tema: Versões
Líder: Moisés
12/09/2016 Líder avisa que as pesquisas da semana devem ser relacionadas a versão do sistema Linux-Mint e devem ser feitas em duplas, estipulando um prazo máximo para a entrega até dia 16/09/2016.

18/09/2016 Vitor fica responsável pela postagem no blog.
              
                                       Responsáveis pelas atividades
·         Matheus Amorim e Gabrielle- Entregaram.
·         Gustavo B e Claython  - Entregaram.
·         Rodrigo e Rebeca - Entregaram.
·         Moisés e Vitor  - Entregaram.
·         Rômulo- Não entregou.
·         Leonardo- Compilou as pesquisas em um artigo.
 
     
18/09/2016 Leonardo envia o artigo e Vitor posta no blog.

domingo, 11 de setembro de 2016

Diário de Bordo 1


Linux-Mint

Tema: História
Líder: Moisés


05/09/2016 Professor informa o novo trabalho relacionado ao sistema operacional Linux. O grupo escolhe a versão Mint para trabalhar. 

06/09/2016 Líder avisa que as pesquisas da semana devem ser relacionadas a história do sistema Linux-Mint, estipulando um prazo máximo para a entrega até dia 09/09/2016.

08/09/2016 Vitor fica responsável pela criação do blog.
              
                                       Responsáveis pelas atividades

·         Matheus Amorim - Entregou
·         Gustavo B  - Entregou
·         Rodrigo - Entregou
·         Rebeca - Entregou
·         Moisés  - Entregou. 
·         Gabrielle - Entregou.
·         Claython - Entregou.
·         Rômulo- Não entregou.
·         Leonardo- Compilou as pesquisas em um artigo.
      
11/09/2016 Leonardo envia o artigo e Vitor posta no blog.

História

Linux Mint 

O Linux Mint é um sistema operacional projetado para funcionar em sistemas mais modernos, incluindo arquiteturas x86 e x64. O sistema Mint foi pensado com a mesma função que o Microsoft Windows, Mac OS, da Apple, e o FreeBSD. Também foi projetado para funcionar em conjunto com outros sistemas operacionais (incluindo aqueles listados acima), e pode automaticamente criar um "dual boot" ou "multi-boot"(onde o usuário escolhe qual sistema operacional iniciará a cada boot-up) durante a sua instalação. Linux Mint é um excelente sistema operacional para usuários domésticos e para empresas.




Linux Mint começou em 2006 com uma versão beta chamado de 1.0 Ada. O projeto não era conhecido na época e essa versão nunca foi lançada como estável. Com o lançamento do 2.0 "Barbara", alguns meses depois, a distribuição chamou a atenção de muitas pessoas dentro da comunidade Linux e começou a construir uma audiência. Usando o feedback dado de sua nova comunidade, a distribuição lançou uma rápida sucessão de lançamentos entre 2006 e 2008. 5 versões foram lançadas as seguintes: 2.1 "Bea", 2.2 "Bianca", 3.0 "Cassandra", 3.1 "Celena" e 4.0 "Daryna".

Versão 2.0 "Barbara", foi baseado em Ubuntu 6.10, usando repositórios sua embalagem e usá-lo como uma base de código . De lá, seguiu o seu Linux Mint codebase próprios, a construção de cada versão de seu anterior, mas continuou a usar os repositórios de pacote a partir da versão mais recente do Ubuntu. Como tal nunca a distribuição realmente bifurcada. Isto resultou em tornar a base entre os dois sistemas quase idênticos e garantida
a total compatibilidade entre os dois sistemas operacionais.

Em 2008, o Linux Mint adotado o ciclo de lançamento mesma Ubuntu e deixou cair seu número de versão menor antes de liberar a versão 5 "Elyssa". No mesmo ano, em um esforço para aumentar a compatibilidade entre os dois sistemas, Linux Mint decidiu abandonar a sua base de código e mudou a maneira como ele construiu sua releases. A partir da versão 6 "Felicia" cada lançamento estava agora completamente baseado na versão mais recente do Ubuntu, construído diretamente a partir dele, programada para cerca de um mês após o lançamento do Ubuntu correspondente (ou seja, normalmente em Maio e Novembro).

Em 2010 lançou um Linux Mint Edição Debian . Ao contrário dos outros baseada no Ubuntu edições, este é baseado diretamente no Debian , e, portanto, não está vinculado a pacotes Ubuntu ou cronograma de lançamento.

Os lançamentos das versões do Linux Mint baseadas no Ubuntu ocorrem pouco depois do lançamento das versões equivalentes do Ubuntu, e utiliza uma numeração sem casas decimais (p. ex.: "Linux Mint 8", em comparação com "Ubuntu 9.10"). Os nomes-código são sempre nomes de mulheres que terminam com a letra "A". A versão atual, baseada no Ubuntu 12.04 (Precise Pangolin) recebeu o codinome de "Maya". Já a versão baseada no Debian é rolling release, e o DVD de instalação sempre incluem os pacotes mais recentes.

Em relação ao Ubuntu, o Linux Mint tem outro sistema de atualização. Em vez de usar a atualização incremental - ou seja, instalar a nova distribuição modificando automaticamente os repositórios e substituindo os pacotes antigos pelos pacotes novos, o Linux Mint encoraja o usuário a fazer uma instalação "limpa", gravando um novo CD/DVD e reinstalando todo o sistema. Para isso, disponibiliza uma ferramenta de backup, que grava a lista de repositórios e pacotes baixados e os arquivos da pasta pessoal, desta forma poupando tempo do usuário.

















O objetivo do Linux Mint é oferecer um sistema operacional de desktop que os usuários domésticos e empresas possam usar sem nenhum custo, que seja eficiente, fácil de usar e extremamente elegante.

Uma das ambições do projeto Linux Mint é se tornar o melhor sistema operacional disponível, tornando-se mais fácil para as pessoas começarem a usar tecnologias avançadas, ao invés de simplificar (e reduzindo as suas capacidades), ou simplesmente copiando as abordagens adotadas por outros desenvolvedores. O objetivo é desenvolver a nossa própria ideia de ambiente de trabalho ideal. Pensamos que é melhor tirar o máximo das tecnologias modernas que existem no Linux e torná-lo fácil para que todos usem seus recursos mais avançados.



Referencias bibliográficas: